A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), comemorou os 88 anos da Capital com a realização de vários eventos na área cultural. A tarde do domingo (24/10) foi marcada pela reabertura da Biblioteca Municipal Marieta Telles e do Palácio da Cultura, na Praça Universitária, após manutenção realizada com o investimento municipal de cerca de 1 milhão de reais.
O evento de reabertura contou também com a entrega de 4 mil livros das edições de 2019 e 2020 do Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, o mais antigo concurso/prêmio literário brasileiro em atividade e o mais importante de Goiás, promovido pela Prefeitura de Goiânia, com organização da União Brasileira de Escritores Seção Goiás (UBE-GO).
"Temos a oportunidade de apresentar aqui parte da nossa história com um enorme acervo ao alcance de todos. Um local renovado para toda a comunidade goianiense. Agradeço muito o empenho de todos os envolvidos, vereador Anselmo Pereira, secretário Zander Fábio e aos estudantes que lutaram tanto pela realização dessa manutenção. Viva a nossa Goiânia, viva a nossa Cultura", afirmou o prefeito Rogério Cruz.
Inauguração da Biblioteca Marieta Telles MachadoDe acordo com o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, o local está entregue para o uso da população e será "palco" para muitos eventos da prefeitura. "Em breve teremos a volta do Chorinho, que, agora, será realizado em vários pontos da cidade, além do Grande Hotel. Temos o projeto de colocar um cyber café, além de outras propostas como festivais, feiras e outros. Anunciamos hoje em primeira mão que aqui teremos o 'farol tecnológico" também. Enfim, uma grande conquista para todos nós e uma enorme satisfação para a Secult participar deste momento em um dia tão especial, o aniversário de Goiânia. Uma biblioteca municipal é um tesouro de uma cidade", pontuou o titular da Pasta.
E teve quem marcou presença na cerimônia de reabertura especialmente para agradecer à Prefeitura pela manutenção do local. "Eu vi isso aqui em uma situação de abandono. Era muito triste, ver a situação degradante deste lugar que estava subaproveitado. Moro no Setor Universitário há cerca de seis anos e esperava muito ver isso. Estou muito feliz em ver isso aqui hoje, limpo, bonito, bem cuidado. Parabéns para Goiânia e, em especial, à Prefeitura de Goiânia por esse projeto", comemorou o aposentado João Antônio Peixoto, 67 anos.
Também esteve no evento celebrativo, o representante do DCE da UFG, João Pedro Mascarenhas. "Um marco para nós estudantes de luta, assim como Honestino Guimarães, que dá nome a esta praça, pois foi um grande lutador do movimento estudantil. Estamos sempre lutando pela Educação e esse ambiente é muito significativo para nós, universitários. Um ambiente cultural, artístico, esportivo, e com a retomada da biblioteca isso melhora ainda mais, já que nada é mais importante para o estuante que um espaço destinado ao estudo. Nós, do DCE, nos comprometemos em zelar deste espaço tão importante para nós", afirmou.
Visita ao Palácio da CulturaParabéns, Goiânia!
A Orquestra Sinfônica de Goiânia não deixou de prestar verdadeiros espetáculos em homenagem à Capital. Um concerto especial foi realizado na manhã do domingo (24/10), no Teatro Goiânia, com a participação especial dos cantores goianos Maíra Lemos, Tom Chris e Maria Eugênia. Arranjos inéditos e músicas especiais levantaram a plateia.
A programação festiva da Orquestra segue durante a semana com apresentação do Coro Sinfônico de Goiânia na terça (26/10), às 20h, na Catedral Metropolitana; e na quinta (28/10), às 20h, no Teatro Goiânia, a Orquestra Jovem Joaquim Jayme com o Coro Juvenil de Goiânia.
Prefeito Rogério Cruz com o artista Amaury Menezes no lançamento da Exposição Art DoorGoiânia Arte Door
No sábado (23/10), a programação do aniversário de Goiânia foi marcada pelo lançamento da exposição Goiânia Arte Door, realizado no Saguão do Paço Municipal, com a presença de grandes nomes da cultura goiana, como Amaury Menezes e Miguel Jorge. O projeto reuniu 88 obras, de 88 artistas que estão sendo espalhadas em 88 out doors na cidade, ao logo do mês de outubro. "Algo inédito em Goiânia e é a única forma de democratizar a arte. Levando arte até o povo e não esperando o povo vir até a arte. Meus parabéns à Prefeitura de Goiânia", afirmou Amaury Menezes, um dos artistas expositores.
Art Door de Alexandre Liah, um dos 88 em homenagem ao aniversário de Goiânia, no Paço Municipal (Fotos: Jackson Rodrigues)Lívia Máximo, editoria de Cultura