Se o universo da comunicação já vinha sofrendo transformações radicais nos últimos anos, a Pandemia tratou de acelerar esse processo. A comunicação por vídeo ganhou espaço ainda maior na vida das pessoas e o streaming assumiu de vez o posto de referência de informação e entretenimento. A necessidade de produzir conteúdo qualificado, a partir de fontes seguras, mostrou a necessidade do trabalho jornalístico para a sociedade e como ainformação é fundamental para o bem-estar das pessoas. Nesse cenário, as empresas de comunicação precisaram se mexer e buscar alternativas para aproveitar a oportunidade e se integrar, definitivamente, a essa nova realidade.
A produção de conteúdo digital, com informação confiável, passou a ser ainda mais fundamental para absorver a audiência, que passou a crescer mais rápido a partir da pandemia. Os novos consumidores das redes digitais eram conhecidos da mídia, pessoas com idade acima dos 35 anos, que durante toda a vida foram impactadas e consumiram informação dos jornais, revistas, rádios e TV´s. As redes deixaram de ser apenas território absoluto dos mais jovens para entrar definitivamente na rotina diária dos mais velhos. Facebook e Youtube cresceram sua base de consumidores e abriram uma enorme oportunidade para a produção digital confiável.
A conexão com o novo tempo
As agências de comunicação sofreram, como tantos outros setores, os impactos econômicos da Pandemia. O mercado encolheu durante os dois anos mais terríveis das restrições sanitárias. O momento exigiu reflexões sobre a retomada dos negócios e a busca de alternativas para as agências serem ainda mais eficientes na entrega dos serviços se tornou uma necessidade para a manutenção das empresas. A Ageimagem se debruçou sobre o próprio negócio, avaliou as novas possibilidades e da análise do cenário desenvolveu novas práticas para potencializar os resultados para o cliente.
Comunicação integrada - o que é?
A visão de que a efetividade da comunicação hoje passa pela integração das plataformas digitais foi o ponto de partida para a implantação de um novo modelo de negócio da Ageimagem. A empresa criada pela jornalista Patricia Limeira, há 17 anos, sempre esteve atenta às transformações do mercado e para as novas oportunidades que surgem na divulgação do cliente. As práticas mais modernas do mercado foram incorporadas aos processos de produção de conteúdo e atendimento, em que além da exposição da marca na mídia espontânea, a busca de resultados para o negócio do cliente passou a ser prioritária.
Patricia é uma líder decidida e reconhecida pela capacidade de executar os projetos em toda a sua plenitude. A certeza de que era preciso associar novos processos de produção digital sem abrir mão do atendimento humano e personalizado do cliente foi o que moveu a empresa na busca de novas alternativas. Entender o contexto desse novo momento do mundo e incorporar uma nova mentalidade ao modelo de negócio da agência era o maior desafio. A retomada das atividades precisava ser sobre novas bases, ainda mais fortes e sustentáveis.
Missão Covid - um projeto premiado
A Ageimagem sempre teve como tradição abraçar causas e dar visibilidade a projetos sociais e filantrópicos. O portfólio da agência traz alguns cases importantes na divulgação de iniciativas promovidas por entidades do chamado terceiro setor. Essa expertise foi fundamental para divulgar um projeto criado por médicos durante a Pandemia que procuravam apoiar as equipes da linha de frente no combate a Covid oferecendo um programa de atendimento à distância para fazer a triagem de casos da doença e evitar que as unidades de saúde ficassem sobrecarregadas.
Patricia Limeira liderou o time da Ageimagem nesse trabalho emergencial e o Missão Covid se tornou um sucesso, reunindo médicos voluntários de todo o país para identificar os casos suspeitos de Covid e dar as orientações necessárias, num atendimento on-line e seguro que esclareceu dúvidas e evitou que pacientes sem os sintomas da doença fossem aos postos de atendimento. Mais de 100 mil pessoas foram atendidas no Missão Covid e o projeto foi notícias em todos os veículos de imprensa no Brasil e até no exterior.
O começo de uma nova era
O Missão Covid foi determinante para a implementação de novos projetos na Ageimagem. A agência criou novas plataformas digitais e otimizou a produção de conteúdo para potencializar os resultados dos clientes. Os números estavam aí para indicar os novos rumos. O Google fornecia informações importantes para o mercado tomar as decisões mais acertadas. Se 95% das pessoas decidem adquirir um produto ou serviço após consulta na busca orgânica é preciso trabalhar para usar essa informação no projeto de comunicação de cada cliente. E isso foi feito a partir da adoção de processos que resultassem no melhor desempenho digital.
Entre tantos exemplos de sucesso na aplicação desse conceito, vale citar o caso da Clínica Fertipraxis. O cliente da área de Reprodução Humana tinha uma presença on-line tímida, se posicionando bem atrás dos concorrentes na busca orgânica. Eram apenas 80 visitas mensais ao site. A Ageimagem reformulou toda a comunicação da empresa e criou um ambiente favorável para que novos clientes chegassem à clínica. Hoje a Fertipraxis chega a receber 17 mil visitantes mensais no site e se posiciona no topo da busca orgânica na sua área de atuação.
Novas Plataformas
Se o Backlink é um dos fatores de ranqueamento mais importantes do Google, o papel das agências de comunicação passa a ser ainda mais fundamental. Para o Google, um outro site falar de você tem um peso enorme para posicionar esse site nas primeiras páginas da busca orgânica. E se o site que gerou o backlink for qualificado, com grande influência na rede, o backlink é ainda mais forte e com um peso bem maior para o ranking. A Assessoria de Imprensa é o caminho para geração de backlinks qualificados para o cliente. É no trabalho de busca de mídia espontânea que está a melhor alternativa para gerar os melhores backlinks. Além disso a presença na mídia cria autoridade e relevância nas Redes que permite, por exemplo, certificar um perfil no Instagram.
Marketing de causas
Além de reforçar a produção digital para melhorar o ranqueamento nos motores de busca, a Ageimagem criou suas próprias plataformas para gerar novos backlinks. Uma delas foi a AgeKids&Teens, voltada para o público jovem, interessado em artes, que oferece gestão digital e suporte de mídia para jovens talentos que têm ainda a oportunidade de participar de projetos sociais, ambientais e de defesa da vida, uma oportunidade para as marcas interessadas no marketing de causas de se conectar com influenciadores jovens e engajados.
Parceria de sucesso
Toda essa mudança estratégica resultou na criação e desenvolvimento de um projeto pioneiro. A Ageimagem se tornou a primeira agência do País a fazer uma parceria com o SBT, para a produzir conteúdo digital para o SBTNEWS - o maior canal de jornalismo do Youtube no Brasil. A agência é responsável pela gestão de canais próprios exibidos dentro do SBTNEWS, um ambiente com 120 milhões de visualizações por mês e com 3,7 milhões de inscritos.
Liderança feminina
Toda essa transformação teve o comando seguro de Patricia Limeira. Conduzindo os times da Ageimagem na busca dos resultados, estabelecendo as relações comerciais para tornar viáveis os projetos, atendendo os clientes pessoalmente e ajudando a encontrar caminhos para a busca dos resultados. A posição da mulher no comando dessas ações foi fundamental para que os resultados fossem alcançados. A visão empreendedora da Patricia permitiu que a mudança no modelo de negócio da agência fosse bem sucedida, e hoje, a Ageimagem pode oferecer o melhor da comunicação aos seus clientes e buscar sempre os melhores resultados. A Ageimagem se orgulha da sua liderança e tem certeza que o olhar feminino sobre o mundo corporativo faz sim muita diferença.