Créditos: divulgação/Aprende Brasil
Com "Máquina do tempo" criada por estudantes e professores, crianças descobrem como era viver nas cavernas
Uma máquina do tempo criada em uma sala de aula comum, no interior do Brasil, levou os estudantes para um local desconhecido, com dinossauros gigantes, cavernas, sons e cheiros surpreendentes. Para ensinar sobre a pré-história, professores dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) Pequeno Anjo e A Caminho do Futuro, de Campos Novos, em Santa Catarina, resolveram dar vida à teoria.
Com criatividade e esforço conjunto, uma sala foi totalmente transformada e se tornou atração também para outras escolas da rede pública, que foram visitar o espaço. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir do tema Exploradores Fantásticos, sugerido no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil, utilizado pelo município. De acordo com a Superintendente de Educação Infantil de Campos Novos, Célia Fernanda Petri Biolo, o material trouxe como proposta a máquina do tempo e, a partir dela, surgiu a necessidade de criar algo que realmente encantasse as crianças. “Queríamos que elas encontrassem um lugar mágico e cheio de aventuras. Então, confeccionamos uma caverna temática dos dinossauros, com imagens, sons e efeitos realísticos. Assim, foi possível levar nossos estudantes a uma viagem no tempo”, destaca.
De forma lúdica e divertida, a proposta de estudo ganhou vida a partir de muito planejamento. Em um primeiro momento, os professores precisaram buscar uma fantasia para caracterizar o personagem e surpreender as crianças do G5, o que despertou interesse e curiosidade. Depois, as próprias crianças ajudaram na construção da caverna, amassando papel pardo. O dinossauro gigante foi confeccionado na parede, utilizando material reciclável. Para completar, as crianças se caracterizaram de dinossauro e brincaram com mascotes trazidos de casa, em uma parceria entre famílias e escola, tudo registrado em uma sessão fotográfica. Por fim, foi feita a socialização do trabalho com as músicas Dança dos Dinossauros e Passeio pelo Jardim, junto a um grande passeio ao Parque Bicho do Mato, para que as crianças tivessem contato com a natureza, relacionando-a ao habitat dos dinossauros, e um piquenique coletivo, inclusive com “ovos de dinossauro”.
Dois dos “viajantes do tempo” foram Graziela e Davi, ambos com cinco anos. Davi conta que aprendeu sobre os arqueólogos e seu trabalho com os ossos de dinossauros. “Foi muito divertido”, diz. Já Graziela ficou interessada por descobrir o que esses animais pré-históricos comiam no seu cotidiano. “Tem os que comem carne e os que comem folha. Alguns são grandes e outros, pequenos”, narra.
Para a gerente de marketing e produto do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Damila Bonato, iniciativas como a de Campos Novos potencializam a aprendizagem. “É fantástico quando os conteúdos trazidos pelo material ganham vida por meio das mãos de professores criativos e dedicados. Em todas as fases da vida escolar, essa é uma maneira de garantir que esses conteúdos sejam realmente absorvidos pelos estudantes”, pontua. A atividade foi desenvolvida por meio de uma dinâmica pela professora Rosely Liston, do CMEI Pequeno Anjo, e Angélica Xavier, do CMEI A Caminho do Futuro. “Foram momentos de muito aprendizado para as crianças. De forma prática e lúdica, os alunos puderam experimentar as sensações daquela época. Continuamos recebendo visitas nessa sala, que permite viverem junto com os dinossauros e descobrirem os sons, as cores e os cheiros daquela época”, finaliza Célia.
_______________________________________
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, consultoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.