Nova escola, prevista para iniciar as atividades em 2024, conta com práticas de eficiência energética, gestão de recursos hídricos, mobilidade urbana de menor impacto ambiental, entre outras
O Colégio Anglo, primeiro a adotar o Sistema Anglo em Porto Alegre, está prestes a abrir as portas e já levando em consideração um fator essencial para a sociedade e para a Educação: a sustentabilidade. As atividades da escola, que terá uma perspectiva atualizada de ensino e aprendizagem, com uso de tecnologias e dinâmicas contemporâneas, devem iniciar em 2024 contando com uma série de práticas sustentáveis, que vão desde a eficiência energética, a gestão de recursos hídricos e a mobilidade urbana de menor impacto ambiental, entre outras.
Uma dessas ações está sendo implantada na estrutura do Colégio Anglo são as placas fotovoltaicas para obtenção de energia limpa e renovável, já em operação mesmo antes da abertura da escola. Além da utilização de equipamentos, rede elétrica e lâmpadas com melhor eficiência energética, 42 placas foram instaladas no prédio, reduzindo custos e a demanda de energia elétrica regular. A economia de consumo prevista é de aproximadamente 25% ao mês em relação à energia elétrica estimada para o seu pleno funcionamento, o que significa uma redução projetada de quase 30.000 kWh por ano.
Outra prática da escola é a gestão de recursos sólidos e hídricos. Baseada nos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Colégio Anglo adota a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, com destinação adequada àqueles que necessitem de coleta especial. Além disso, segregação nas frações de reciclável, orgânico e rejeito para os resíduos comuns e composteira para orgânicos, que será integrada à horta escolar, cujo gerenciamento será coletivo, principalmente por parte dos estudantes.
Com relação a resíduos hídricos, também há políticas internas de conscientização para redução no consumo de água. O Colégio Anglo vai manter uma cisterna para coleta de água da chuva, com utilização do volume armazenado para limpeza e manutenção de jardins e plantas, o que reduz a utilização de água tratada para finalidades banais. Outro cuidado é no incentivo à redução no consumo de carne e a proposta institucional da implementação da “segunda-feira sem carne”, com alimentos vegetais alternativos com potencial de mitigação na demanda de água na origem dos alimentos. Esta prática colabora com a implementação de uma alimentação saudável na cantina, incluindo a priorização de alimentos orgânicos e de origem local e redução no uso de ultraprocessados.
Conforme Arthur Bernd, Vice-diretor do Anglo, esta mentalidade sustentável está na filosofia adotada pelo colégio desde a sua concepção e fazem parte de uma política a qual todas as instituições de educação devem seguir. “O Colégio Anglo abre as portas tendo os três pilares norteadores de uma gestão moderna e sustentável: o Ambiental, o Social e o da Governança Corporativa, compondo a sigla ASG (ou do inglês ESG). Podemos dizer que estamos lançando em Porto Alegre um colégio com bases nas práticas sustentáveis, o que somente é possível por meio de uma agenda institucional clara, do estabelecimento de parcerias e da participação de toda a comunidade escolar, algo que é contemplado parcialmente ou até inexistente no nosso mercado”, observa. “A inclusão das temáticas da Educação Ambiental será transversal no currículo do Colégio Anglo, estudadas e aprofundadas em todas as áreas do conhecimento, conforme preveem os documentos norteadores do Programa Nacional de Educação Ambiental, (ProNEA), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, conclui Bernd.
Ainda, a mobilidade urbana também é levada em consideração de forma a haver um menor impacto ambiental. “Nossa ideia é elaborar programas permanentes de incentivo a formas de deslocamento para a escola de forma mais sustentável, com orientações para uso eficiente do transporte público, organização de caronas compartilhadas e treinamento para uma utilização segura de bicicleta como meio de transporte em uma grande cidade”, destaca Bernd.
Pertencente ao Anglo, curso com mais de 20 anos de experiência em pré-vestibular em Porto Alegre, o novo colégio tem 2.300m2 de área total. O prédio, localizada na Av. Carlos Gomes, 465, no bairro Mont’Serrat, consiste em seis pavimentos e uma área externa com quadra esportiva, cantina e área para convivência. Serão 12 espaços de aprendizagens, sendo seis salas de aula com mobiliário para aulas de diferentes dinâmicas (como trabalho colaborativo, ensino híbrido e metodologias ativass), quanto laboratório (MultiLab), biblioteca com espaços para estudos e aulas, auditório e ônibus próprio para saídas de campo. Os estudantes da escola poderão optar por uma dentre cinco Ênfases Formativas como forma de personalização curricular: Atelier MidiArtes (linguagens e artes), Laboratório CienTec (ciências da natureza e matemática), Incubadora EcoNegócios (empreendedorismo e sustentabilidade), Espaço Sapiens (ciências humanas e cultura) e Escola Codifica (formação técnica profissional).
Martha Becker Connections
Daniel Rodrigues (55 - 51) 3029-7471 | 99979-0261 | daniel@marthabecker.com.br
Valéria Luna (55 - 51) 3029-7471 | 99134-7025 | valeria@marthabecker.com.br
Martha Becker (55 - 51) 99974.7197 | martha@marthabecker.com.br