A casa está localizada na 405 sul e funciona de terça a domingo
O terceiro maior polo gastronômico do país ganha um novo wine bar para chamar de seu. O Palomina Bar abriu suas portas em Brasília na primeira semana de julho e promete surpreender os amantes de vinho da capital. Com uma proposta inovadora, o Palomina propõe transformar a experiência dessa bebida milenar através da modernidade com um ambiente despojado e ideal para criar memórias. Localizado no coração de Brasília, a 405 Sul foi a quadra escolhida para receber a despojada novidade gastronômica.
Com inspirações trazidas da Espanha, mas também com referências de Brasília, o Palomina Bar promete ser uma releitura contemporânea aos tradicionais wine bares e oferece uma carta de vinhos seleta e com rótulos escolhidos a dedo para uma experiência imersiva e simplista. Diversificando-se de outras casas de Brasília, a curadoria proposta pelo Palomina promete unir a vida moderna à cultura milenar do vinho, desmistificando a complexidade construída sobre a bebida — mas sem perder, é claro, a sofisticação.
O sócio do empreendimento e também sommelier, Gabriel Cunha Campos, é o responsável pela seleta curadoria que montou a adega do novo wine bar. As opções da casa, contudo, não se restringem aos vinhos. A carta de drinks do Palomina conta com opções especiais de bebidas diversas. Assinada pelo mixologista Bruno Machado, drinks autorais e releituras de grandes clássicos ganham espaço no gastrobar. O destaque fica ainda com a variedade de Spritz proposta pela casa, tradicional drink europeu à base de vinho e espumante.
Com foco nas experiências, o Palomina Bar chega a Brasília com a proposta de ser um ambiente acolhedor para celebrar encontros e fazer memórias. Pensando nisso, o cardápio da casa se inspira no conceito dos clássicos ‘tapas e pinchos’, tradicionalmente servidos no norte da Espanha. Seguindo a tônica pelos petiscos, o cardápio assinado pelo chef Carlos Boas traz opções focadas em aperitivos individuais e para compartilhar.
“Somos sofisticados porque somos simples e acreditamos que a nossa elegância vem da combinação do bom gosto com a simplicidade. Nascemos para ser a experiência contemporânea de um ato milenar e para descomplicar o momento do vinho. Nossa proposta é preencher uma lacuna que vimos em Brasília e atender ao jovem adulto com uma experiência simplista e elegante, mas também o conhecedor do vinho que deseja um momento descontraído para deliciar de bons rótulos”, conta Gabriel Aquino, um dos sócios e fundadores do Palomina Bar.
O ambiente do Palomina, assinado pelo Ateliê Versiani, deixa a experiência ainda mais completa. Localizado no coração de Brasília, o espaço tem traços da Europa Ocidental e faz referências à Espanha e à Itália, mas com contrastes minimalistas que dão à casa um ambiente único e especial. A ideia de proporcionar um ar despojado e aconchegante, traz ao projeto arquitetônico a essência do wine de bar em unir o moderno ao clássico, o contemporâneo ao milenar. Com cada detalhe especialmente desenhado, o design promete ser um refúgio ao brasiliense.
Palomina Bar
A marca e escolha pelo nome faz alusão a fortes referências espanholas. A principal inspiração é a uva palomino — uva branca popular na Espanha e na África do Sul. “A adição do sufixo feminino “a”, que altera a palavra para Palomina, foi uma decisão para simpatizar e dar leveza ao nosso nome. A mudança ainda cria uma palavra que não existe, o que proporcionou um nome único e exclusivo para o nosso wine bar”, elucida Gabriel Aquino.
O Palomina Bar nasceu do desejo e oportunidade observada pelos sócios Danilo Barreto, Gabriel Aquino, Lucas Vaz e Mauro Grattapaglia, de criarem um wine bar focado na experiência que o vinho proporciona. Nicho pouco explorado em Brasília, a bebida tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. O grupo é o idealizador da consolidada produtora brasiliense Anima Produções, que se tornou Grupo Anima após entrar no ramo de bares e restaurantes com alguns cases de sucesso.
Com a confiança necessária para tornar o momento com o vinho menos complexo, a construção do novo wine bar se inspira ainda na mudança do perfil da boemia brasileira, que anseia pela diversão sofisticada mas sem perder sua raiz pela simplicidade. Com o ambiente ideal para se aventurar com o novo mas também para se aprofundar no conhecido, o Palomina promete enriquecer a cena gastronômica de Brasília.
Palomina Bar
Local: CLS 405 Sul
Horário de funcionamento: Ter, Qua, Qui: 18h às 23h | Sex e Sáb: 16h às 01h | Dom: 15h às 22h
Instagram: @palominabar