Empreendedores
esperam um aumento de cerca de 20% em relação à mesma data no ano passado
Os bares e restaurantes esperam bons resultados com o Dia
dos Pais. Uma pesquisa realizada pela Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 78% dos
estabelecimentos pretendem abrir suas portas no domingo de Dia dos Pais, e
dentre esses, mais da metade (65%) espera faturar até 20% mais em comparação
com o ano passado.
A data vem em um momento oportuno para os estabelecimentos.
A mesma pesquisa revela um dado alarmante para o setor: 60% das empresas
operaram sem fazer lucro em junho. Desse total, 36% dos estabelecimentos estão
operando em equilíbrio, enquanto 24% registraram prejuízo. Além disso, 40% das
empresas possuem dívidas em atraso, refletindo os desafios enfrentados pelo
setor.
Apesar de uma data comemorativa que gera menos faturamento
do que o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais traz um resultado
importante que impacta as finanças dos bares e restaurantes. De acordo com
Thiago Rosseau, Gerente Corporativo Operacional do Grupo Geppos, de Fortaleza,
espera um aumento de 15% no faturamento em relação a um domingo comum.
Já Andreo Bastos, CEO do Amazonas Peixaria, no Amapá, vê a
data como uma chance de faturar durante todo o domingo. “Diferentemente do Dia
dos Namorados, que é mais associado a jantares, o Dia dos Pais pode movimentar
tanto o almoço quanto o jantar”, diz. Ele ainda revela que em datas
comemorativas, o faturamento do restaurante aumenta entre 20% e 35%.
Sete estados de distância dali, Cleia Ziebert, proprietária
do Buono Beach, em Florianópolis, já se prepara para o dia 11 de agosto.
“Lançaremos alguns pratos especiais para chamar atenção das famílias para vir até o local.
No ano passado, tivemos um aumento de 30% no faturamento em relação a um domingo comum. O resultado superou minhas expectativas”, revela.
Diante de um cenário desafiador, o Dia dos Pais surge como
uma oportunidade valiosa para bares e restaurantes melhorarem seu desempenho
financeiro. Com expectativas de aumento no faturamento e estratégias bem
planejadas, como cardápios especiais e ações de marketing, os estabelecimentos
estão prontos para atrair famílias e, assim criar uma oportunidade de fidelização. Desta forma, enquanto os
empresários se preparam para receber um público disposto a celebrar a data, a
festividade promete trazer um alívio econômico para o setor.