Em tempos de Black Friday, consumidores em todo o país se deparam com ofertas tentadoras. No entanto, especialistas em direito e tecnologia da informação fazem um alerta importante: atenção para a ocorrência de fraudes. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o número de tentativas de fraude durante a Black Friday aumentou 35% em comparação com o ano anterior. Para a Black Friday de 2024, a projeção é alarmante, podendo gerar prejuízos superiores a R$ 500 milhões caso os golpes sejam concretizados.
Entre as fraudes mais comuns está o 'golpe do Pix', onde criminosos criam ofertas falsas e induzem os consumidores a realizar pagamentos via transferência bancária, sem que o serviço prometido ou o produto sejam entregues. A facilidade e a rapidez das transações via Pix tornam este golpe ainda mais atrativo para os fraudadores.
Rodrigo Espiúca, coordenador de Direito da Estácio Brasília, explica: “Algumas pessoas se aproveitam do aumento das ofertas durante a Black Friday, infelizmente. As promoções atraem consumidores em busca de descontos, e muitos acabam realizando o pagamento via Pix pela conveniência e agilidade. O problema é que, ao final, a maioria não recebe o produto e nem entende seus direitos”.
Para ajudar os consumidores a aproveitarem a Black Friday de forma segura, a especialista em TI e professora da Estácio, Josyane Lannes, juntamente com o especialista em direito, compartilham algumas orientações importantes:
- Verifique a segurança do site acessado, certificando-se de que ele seja confiável e possua um sistema de criptografia.
- Atenção redobrada em lojas e plataformas renomadas, sempre verifique se o endereço do site começa com “https://”, o que indica uma conexão segura.
- Evite transferências fora da plataforma de vendas, já que solicitações de pagamento direto via Pix ou outras formas de pagamento podem ser indicativos de fraude. Ao sair da plataforma, o site deixa de ser responsável pela transação;
- Guarde comprovantes e registros da compra, pois são fundamentais para eventuais pedidos de reembolso em caso de problemas.
É fundamental que o consumidor, ao perceber que foi vítima de uma fraude, tome medidas rápidas. O primeiro passo é entrar em contato com o banco e solicitar a ativação do Mecanismo Especial de Devolução (MED). O MED é uma ferramenta que visa reverter o prejuízo, tentando bloquear o valor transferido para a conta do fraudador, dentro de um prazo de até 24 horas após a transação. Porém, é essencial que o consumidor registre um Boletim de Ocorrência (BO) na polícia, pois isso permitirá que o banco ative o MED e que o consumidor busque ressarcimento por vias judiciais, caso necessário.
Aproveitem as compras, mas tenham atenção redobrada para que as ofertas da Black Friday sejam motivo de economia e não de prejuízo.