Espírito Santo lidera com quantidade de leitores na Região Sudeste, revela pesquisa nacional

 Espírito Santo lidera com quantidade de leitores na Região Sudeste, revela pesquisa nacional

Especialista em educação, Bethânia Lorençon, comenta sobre o destaque do estado, com 53% da população leitora, e reforça o impacto da leitura na formação cultural e educacional


O Espírito Santo se destacou como o estado com o maior percentual de leitores na Região Sudeste, conforme revelou a 6ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", divulgada nesta quarta-feira (18). O levantamento apontou que 53% da população capixaba leu, total ou parcialmente, pelo menos um livro nos últimos três meses. Esse índice representa cerca de 2 milhões de pessoas, números que superam os de outros estados da região.

Realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a pesquisa ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios brasileiros, entre os dias 30 de abril e 31 de julho de 2024. Os dados coletados reforçam o Espírito Santo como uma referência no estímulo à leitura, um hábito essencial para o desenvolvimento cultural, educacional e social.

Especialistas apontam que o destaque do estado pode ser atribuído a iniciativas que promovem o acesso a livros e incentivam a leitura desde cedo. Bethânia Lorençon, diretora pedagógica da Maple Bear, em Vitória - ES, enfatiza a importância de ações voltadas para a formação de leitores. "Investir no estímulo à leitura desde a infância é essencial para formar cidadãos críticos, criativos e conectados ao mundo. A leitura amplia horizontes, desenvolve habilidades e transforma realidades de forma significativa", destaca. 

Segundo os dados, atrás do Espírito Santo aparecem Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, respectivamente. Os índices mostram diferenças nos hábitos de leitura dentro da Região Sudeste, reforçando a necessidade de ações que ampliem o acesso aos livros e incentivem a formação de novos leitores em todos os estados.

Postagem Anterior Próxima Postagem