Espírito Santo lidera com quantidade de leitores na Região Sudeste, revela pesquisa nacional
Especialista em educação, Bethânia Lorençon, comenta sobre o destaque do estado, com 53% da população leitora, e reforça o impacto da leitura na formação cultural e educacional
O Espírito Santo se destacou como o estado com o maior percentual de leitores na Região Sudeste, conforme revelou a 6ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", divulgada nesta quarta-feira (18). O levantamento apontou que 53% da população capixaba leu, total ou parcialmente, pelo menos um livro nos últimos três meses. Esse índice representa cerca de 2 milhões de pessoas, números que superam os de outros estados da região.
Realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), a pesquisa ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios brasileiros, entre os dias 30 de abril e 31 de julho de 2024. Os dados coletados reforçam o Espírito Santo como uma referência no estímulo à leitura, um hábito essencial para o desenvolvimento cultural, educacional e social.
Especialistas apontam que o destaque do estado pode ser atribuído a iniciativas que promovem o acesso a livros e incentivam a leitura desde cedo. Bethânia Lorençon, diretora pedagógica da Maple Bear, em Vitória - ES, enfatiza a importância de ações voltadas para a formação de leitores. "Investir no estímulo à leitura desde a infância é essencial para formar cidadãos críticos, criativos e conectados ao mundo. A leitura amplia horizontes, desenvolve habilidades e transforma realidades de forma significativa", destaca.
Segundo os dados, atrás do Espírito Santo aparecem Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, respectivamente. Os índices mostram diferenças nos hábitos de leitura dentro da Região Sudeste, reforçando a necessidade de ações que ampliem o acesso aos livros e incentivem a formação de novos leitores em todos os estados.