A Câmara Legislativa adicionou a Semana de Defesa dos Direitos da Juventude à sua programação anual. O projeto de resolução nº 57/2025, que cria o evento e sinaliza como data o mês de agosto, foi aprovado pelo Plenário na sessão ordinária desta terça-feira (1º). A autoria do texto é do distrital Joaquim Roriz Neto (PL), procurador da juventude na Casa.
A Semana visa criar e organizar políticas voltadas aos jovens. A escolha do período remete ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A organização da Semana ficará a cargo da Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Juventude (Pejuv), que tem como missão contribuir na formulação de políticas públicas que atendam à juventude do DF; fiscalizar e acompanhar programas governamentais e políticas públicas e privadas voltados aos direitos da juventude; incentivar a participação social e política de jovens; e fomentar políticas públicas de geração do primeiro emprego e de incentivo e acesso ao ensino superior.
Em março, a Pejuv lançou o Programa Nosso Parlamento – Prêmio A Voz da Juventude. Trata-se de parceria com a Escola do Legislativo (Elegis) voltada para estudantes do ensino médio de escolas públicas. O objetivo é promover a vivência parlamentar entre os jovens. Ao todo, serão eleitos 24 jovens deputados, que terão a oportunidade de atuar como parlamentares por um dia, conhecendo de perto os processos democráticos e legislativos. Os três melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa serão contemplados por emenda parlamentar destinada pelo procurador Especial da Juventude.
Daniela Reis - Agência de Notícias da CLDF